Dandelion

with 2 comentários

An dandelion macro.

——————————

“O Dente-de-leão é uma planta nativa do hemisfério Norte, aclimatada na América do Sul, sendo espontânea em Portugal. Encontra-se com frequência em lugares húmidos, espaços relvados, jardins, campos cultivados, prados, hortas, terrenos baldios, beira dos caminhos e até entre as pedras das calçadas nas cidades.

O nome popular Dente-de-Leão parece ter origem no aspecto da planta: as suas folhas são profundamente dentadas e as flores assemelham-se a uma juba de leão. Quando se formam as sementes, surge uma penugem que voa facilmente com um sopro, expondo algo semelhante a uma cabeça rapada, o que explica a origem de um outro nome popular, Coroa-de-monge.

Se para a planta o facto das sementes serem dispersas facilmente pelo vento facilita a sua disseminação, para as pessoas constitui um motivo para inúmeras tradições, sempre relacionadas com o acto de soprar. O-teu-pai-é-careca, para além de ser um outro nome pelo qual é conhecida, é também um jogo infantil que nos diz se o pai da criança a quem se faz esta pergunta é careca ou não. Consultando-a como um oráculo podemos ficar a saber quantos anos faltam para o casamento de alguém, se o casamento vai ser feliz, quantos filhos vai ter, quantos mais anos vai viver, etc. Consultando-a como um barómetro podemos ainda ficar a saber se vai chover. Para tudo isto basta apenas soprar. E interpretar os resultados, claro!

A utilização medicinal do Dente-de-leão é muito antiga e muito frequente.”

Para além das histórias, é uma planta muito interessante de se fotografar.

0001

Please follow and like me:
20

2 Responses

  1. kaipiroska
    | Responder

    Excelente esta foto. A precisão, nitidez e contraste de todos os elementos estão no ponto, bem como as cores e luz. Muito boa Carla

  2. Manu
    | Responder

    Um efeito e uma luz fantásticas. Parabéns, ficou maravilhosa esta tua foto.

Leave a Reply